A cultura em grande parte trata de cultivar o nosso espírito. Para isso precisamos de coisas boas, seja pela leitura ou artes em geral. Semanalmente trago aqui 5 pílulas que me instigam, me fazendo refletir sobre a vida e nosso papel no mundo.
1. Um livro que terminei: Por que os generalistas vencem em um mundo de especialistas.
O livro traz um conceito bem interessante, que explica um pouco o que está acontecendo hoje. Vivemos cada vez mais em domínios perversos, que significa que as regras não são claras, estão sempre mudando e não temos feedbacks precisos. Nessa domínio, diferente do domínio generoso, o generalista tem muito mais efetividade de atuar pois a integração de diferentes campos de conhecimento é fundamental para se pensar fora da caixa, para construir soluções inovadoras em ambientes onde as soluções tradicionais não funcionam. Alguns chamam isso de mundo VUCA, mas acho que vai além. É complexo mesmo.
Link para o livro: https://amzn.to/43M47VQ
2. Um disco que estou escutando: No More Shall We Part (Nick Cave and The Bad Seeds)
Melodias cativantes e um clima de introspecção que muito me tem agradado. Até hoje o Nick Cave nunca tinha me cativado, mas esse disco me conquistou. Tenho escutado muitas vezes e achando muito interessante a forma como traz Deus como tema em muitas canções.
3. Um filme que assisti: She Comes to Me (2022)
Este assisti em um vôo recentemente. Um filme que trata do processo de inspiração de um artista e como ele interagem com as coisas de nosso dia a dia. Nos lembra que muitas vezes a arte é uma forma de expressar o sentimento do artista diante do mundo, a partir do que vive em seu cotidiano mas com uma visão própria, uma reconstrução que é feita em seu espírito.

4. Uma imagem: Cavaleiro na encruzilhada, de Viktor Vasnetsov (1882)
Não sei porque, mas esta imagem me parece representar bem o tempo que vivemos.

5. Uma frase:
“Neither reason nor faith will ever die; for men would die if deprived of either.”
G. K. Chesterton
A contradição entre fé e razão é aparente. Ou não se entendeu uma, ou a outra, ou as duas.