Não tenho tempo!

Outro dia estava tomando um café com um amigo. Ele trabalha no governo, na área de saúde. Eu comentava sobre um curso de liderança que estava fazendo à noite, presencial.

__ Não sei como você consegue. Fazer cursos, ler livros, correr. Tenho tempo para nada disso.

Refleti por um momento e respondi:

__ Já lhe ocorreu que é justamente por não ter tempo para estudar e cuidar da sua saúde que você termina afogado pela sua rotina?

__ Como assim?

__ A questão é o propósito. Por que estudo? Por que leio livros? Por que faço minhas corridinhas? Faço tudo isso para pensar melhor, para entender o contexto em que trabalho, para me concentrar no que é realmente importante. Essas coisas não são para fazer se der; é para ser feito. O trabalho tem que se encaixar nessa filosofia e não o contrário.

__ É fácil dizer…

__ Eu sei, mas entenda, eu já fui com você. Também já trabalhei sem respirar. Com o tempo percebi que por ter tempo, dedicava-me a um monte de ações de pouco valor, que parecia importante, mas só para mim. A lista de tarefas em uma organização parece infinita e será se você deixar. Quando seu tempo de execução fica escasso, você necessariamente tem que priorizar. Você acaba se tornando mais efetivo e as pessoas gostam disso. Outra consequência é que você passa a confiar mais nas pessoas que trabalham com você. Temos a tendência de achar que só nós vamos fazer do nosso jeito, e é verdade, mas quem disse que precisa ser feito do nosso jeito? Pode ser até melhor. Pode não ser do jeito que gostaríamos, mas funcionar também. Isso tudo é bom.

__ Não sei. Queria pensar assim, mas não tenho tempo nem para pensar.

__ Aí reside parte do problema. Temos que pensar. Precisamos deixar um tempo para refletir sobre o que estamos fazendo para encontrar melhores soluções, pensar em como otimizar nosso próprio trabalho e de nossa equipe. Não tem outra saída. Se não fizermos isso, a rotina nos engole e só piora, até o ponto de nossa exaustão. Possivelmente acabaremos substituídos com a imagem de não resolver problemas. Está vendo aquele cara? Trabalha para burro, mas não consegue resolver nada.

__ Você faz parecer fácil.

__ Não disse isso. É um processo que por vezes é doloroso. Tomei alguns tombos, errei aqui e ali, mas depois de um tempo os resultados aparecem. O que me despertou foi o discurso de aposentadoria de um ex-chefe. Ele disse que de todas as tarefas que lidamos profissionalmente, apenas 10% são realmente importantes. A sabedoria, disse ele, está em reconhecer estes 10% e se dedicar de corpo e alma. Tenho este discurso comigo e volta e meia volto a ele. Uma aula.

__ O papo está bom, mas tenho que voltar para o escritório. A coisa está pegando.

__ Sempre está. Boa sorte.

__ O que vai fazer agora?

__ Tenho ainda uma hora para o próximo compromisso. Vou aproveitar para fazer algumas reflexões em meu diário profissional, registrar esta conversa e os insights que tive.

__ Novamente, não sei como você consegue.

Nos despedimos. Tinha muita coisa que gostaria de falar para ele. Pena que ele não tinha mais tempo.

Um pensamento sobre “Não tenho tempo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *