Robert Kiyosaki, 2018 (edição ampliada)
Robert queria ficar rico para comprar as coisas que desejava e para isso teve dois pais para dar-lhe conselhos, o pai pobre, o seu, e o pai rico, do amigo Mike. O pai pobre era um professor universitário, secretário do governo do Havaí, bem sucedido, mas que gastava todo salário para pagar as contas. O pai rico não tinha terminado a escola e dedicava-se a seus negócios, que prosperavam. Através do contraste entre as lições, Robert apresenta sua crítica ao consenso que molda o pensamento das classes média e baixa, que tem no trabalho assalariado seu grande paradigma.
O grande segredo é transformar a forma como você enxerga o dinheiro e entender que ele pode ser um ativo, ou seja, pode gerar dinheiro se for corretamente investido. Em um mundo volátil, o que não faltam são oportunidades para bons negócios, que se traduz em investimentos de maior risco, que podem ser reduzidos drasticamente pelo conhecimento. Para Robert, o maior investimento que pode ser feito é na sua própria educação, especialmente financeira.
Trata-se de uma mudança de comportamento que visa sair do paradigma da maioria das pessoas que tem na busca de um bom emprego e uma renda sem riscos para a aposentadoria seu norte, o que leva em geral a uma vida de privações, dívidas e frustrações para uma mentalidade de responsabilidade para o dinheiro que ganha, tratando-o como um possível ativo para gerar renda suficiente para uma vida mais independente e confortável.
5 lições do livro:
- Os ricos não trabalham por dinheiro; o dinheiro trabalha por eles.
- os fracassos inspiram os ricos
- A classe média sustenta os governos com seus impostos
- conhecimento vale masi que dinheiro no longo prazo
- o segredo para enriquecer é transforar sua renda em ativos o mais rápido possível
Citações
- As classes média e baixa trabalham por dinheiro. Os ricos fazem com que o dinheiro trabalhe para eles.”
- “um emprego é na verdade uma solução de curto prazo para um problema contínuo”
- “A inteligência resolve problemas e gera dinheiro. Dinheiro sem inteligência financeira desaparece depressa.”
- “os ricos adquirem ativos. As classes média e baixa adquirem passivos pensando que são ativos. “
- “Os iletrados do século XXI não serão os que não leem ou escrevem, mas os que não conseguem aprender, desaprender e reaprender”. ( Alvin Toffler)
- “as escolas se destinam a formar bom empregados em vez de bons empregadores”
- “os pobre e a classe média compram futilidades com o seu próprio suor e com a herança do filhos”
- “a classe média é o único lugar em que o governo pode impulsionar a receita fiscal.”
- “nos dias de hoje, não procure segurança. Seja esperto”.
- “o segredo para se tornar rico é a habilidade de converter a renda auferida em passiva e de portfólio o mais rápido possível”.