Um amigo me perguntou por zap como eu fazia para ler tantos livros no ano (65 até aqui). Se eu conseguia guardar tudo que eu lia, se tinha algum método de leitura rápida.
Bem, vamos lá.
- Eu leio vários livros ao mesmo tempo. O motivo é simples: cada livro te exige um grau diferente de atenção. Se eu ficar em um único livro, por exemplo um Cidade de Deus do Santo Agostinho, só vou conseguir ler se tiver em condições muito favoráveis: descansado, sentado, com caderno de anotações ao lado. O risco é ficar semanas sem ler porque não estou nestas condições. Por isso, migro de livros. Estou cansado? Leio uma biografia ou um conto. Estou em condições de estudo? Um livro de filosofia ou de teologia. Quero ler um capítulo rápido de informação? Um livro da sociedade atual.
- Criei o hábito de ler pelo menos uma hora todos os dias. Tem dia que leio umas 3 horas, mas no mínimo leio uma hora. É raro o dia que isso não acontece. No meu caso, leio assim que acordo, antes mesmo de tomar café.
- Tenho sempre um livro a mão, e o kindle vem muito a calhar. Estou na espera de um consultório? Livro. No uber? Livro.
- Vejo pouca televisão. Leio mais livros que vejo filmes. São duas ou três horas que converto para a leitura. Procuro ver filmes que realmente façam valer meu tempo. Tirando alguns filmes bobos que vejo no fim de noite, quando estou cansado para ler e quero distrair a cabeça. Esta é a hora dos filmes “coca-cola”.
- Adoro falar, ler e assistir vídeos sobre livros. Isso cria o interesse e ajuda no hábito. E ajuda a lembrar o que estamos lendo.
Foi o que respondi por zap. Tem muito mais, mas acho que o principal está nestes cinco pontos.