Jesus de Nazaré: O Reino de Deus

O Evangelho surge como uma boa nova, mas o que isso significa realmente? Originalmente as manifestações do Imperador eram chamadas de evangelhos, pois eram a manifestação do senhor do mundo. Jesus vem como um novo senhor e sua mensagem se reveste de um especial poder. Ele é o verdadeiro imperador, o senhor do mundo. No centro de seu evangelho está o anúncio do reino de Deus, que tem um componente cristológico (Jesus é o reino de Deus), idealista (o reino de Deus está em nós) e eclesiológico ( ligação com a Igreja).

Ao longo da história se promoveu discussões teológicas sobre o significado desta expressão. Seria a Igreja? Para a teologia liberal do início do século XX, não, pois a mensagem seria desta forma individual em contraste com o coletivismo que marcaria o judaísmo. Outros colocam como escatologia, o fim do mundo. Há inclusive uma interpretação secular, que Jesus seria uma divisão na humanidade, pois excluiria os não crentes da salvação. Reino de Deus seria também o fim da história, colocando Jesus como um personagem secundário.

Para Bento XVI o reino de Deus é a própria pessoa de Jesus Cristo, a manifestação de Deus na história. É uma declaração de soberania. O reino de Deus está em nós à medida que o próprio Cristo está em nós. Apenas na figura de Jesus, todas as aparentes contradições se integram de forma coerente. Jesus se apresenta no Evangelho como filho de Deus e tudo remete a Ele. O evangelho é profundamente teocêntrico. D

Portanto, a resposta para a pergunta do que é o reino de Deus é uma pessoa. É Jesus Cristo. Ele é a salvação para todos nós.

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