Suma Teológica: dificuldades de um leitor de hoje

Este ano peguei a Suma Teológica, do Santo Tomás de Aquino, para ler seriamente. Não está sendo uma tarefa fácil, mas é muito recompensador. Ler um livro que está acima de sua compreensão tem a vantagem de abrir nossa mente e nos elevar, nos tornar mais inteligentes, se tivermos a humildade de aceitar nossa ignorância (um dos maiores acertos de Platão).

E por que a leitura da Suma pode ser difícil? Ao contrário do que já li por aí, o problema não é a linguagem. Santo Tomás é claro, ao contrário da maioria dos filósofos modernos que são, intencionalmente ou não, confusos. Ele é didático e usa rigorosamente um método de perguntas que facilita o entendimento do que está querendo nos dizer. Portanto, não se trata de um problema de texto.

Eu vejo duas razões principais para um leitor de hoje, como eu, entender a Suma.

O primeiro é que ela foi escrita dentro de uma cultura que se perdeu, a cultura medieval cristã, a verdadeira era de luzes da humanidade. Como não temos esta referência, apenas uma versão deformada dela (Idade das Trevas), temos dificuldade de compreender muitas passagens. A depuração desta imagem criada pelo Racionalismo tem que ser realizada para que tenhamos mais luz para entender a Suma.

O outro motivo é a necessidade de entender Aristóteles, especialmente a metafisica. São Tomás utiliza o referencial do Filósofo, como ele o chama, para raciocinar sobre a Fé. Substância, forma, essência, movimento, potência, ato, acidente são conceitos fundamentais para entendermos a Suma. Tenho um conhecimento básico destas coisas, mas me falta um pouco mais de aprofundamento.

Portanto, uma boa preparação para a Suma seria ler alguns livros sobre a Idade Média, tanto de história quanto de idéias, e aprender os conceitos principais de Aristóteles. A Suma Teológica, junto com estas preparações, daria um verdadeiro curso universitário, mesmo que o aluno fosse um ateu (embora eu duvide que se consiga entender realmente a Suma a partir do ateísmo).

Cada vez mais considero a Suma Teológica como um dos presentes de Deus para a humanidade. Creio que não convém ao homem ignorá-los.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *