As Seis Doenças do Espírito Contemporâneo: 2- Todetite

Continuando o projeto de releitura do livro do Constantin Noica, neste segundo domingo reli a segunda doença, a todetite.

É a doença causada pela carência do individual, e que pode, chegar até a ausência efetiva “desta coisa aqui” (tode ti, em grego antigo), pela qual deviam realizar-se tanto o geral como suas realizações.

O homem que sofre de todetite tem um sentido geral, mas vive em função dele e ignora a realidade do individual. É a doença da perfeição, pois em função de um sentido geral, o individual sempre está falhando em algum ponto e é recusado. Ou seja, quando o individual não corresponde à teoria, pior para o individual pois a teoria não pode estar errada.

Quase todos sofremos um pouco desta doença na juventude, quando nos guiamos por ideais e queremos mudar o mundo para corresponder a este ideal. O sentimento típico da doença é a inadequação.

É a doença dos ideólogos e idealistas, incapazes de ver no individual os problemas das teorias gerais. Os revolucionários, como os retratados por Dostoievsky em Os Demônios, representam bem esta doença. Assim como o positivismo é uma manifestação no campo cultural.

(link para o livro: https://amzn.to/48QPUbw)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *