Geral tirando onda com o Mengão pela derrota de ontém (que foi vergonhosa mesmo). Faz parte. Incomodamos demais este ano e sobrou essa pequena alegria para os antis.
Não foi a Diretoria do Flamengo que mandou o Abel embora. Ele pediu demissão. Pela Diretoria, ficaria. O problema é que grande parte da torcida não aceitava o futebol de resultados que estava sendo implantado e muito menos a cultura paulista de fechar o time depois de fazer gol. Isso não é Flamengo.
Abel também deu um grande azar. No jogo que criamos mais chances, contra o Penharol no Uruguai, a bola não entrou de jeito nenhum. Ficamos há um gol de sermos eliminados da Libertadores.
O grande problema do Abel foi não entender a cultura do Flamengo (todo time tem a sua). Aceitar a derrota contra o galo com um jogador a mais durante todo o segundo tempo não é tolerável. Esperávamos que estivesse puto e ao invés disso ele aparece defendendo os jogadores e dizendo que o resultado foi normal. O mesmo fez contra o Inter e ainda elogiou o Beira-Rio como estádio mais bonito do Brasil. Pode até ser _ não o conheço _ mas um treinador do Flamengo jamais aceitará isso.
Arrascaeta. Faz parte da cultura do Flamengo ter um camisa 10 de referência (culpa do Zico). Tivemos em tempos recentes o Pet, Ronaldinho e o próprio Diego. Quando o Abel insiste em manter Arrascaeta no banco, mesmo com o uruguaio decidindo jogos quando entrava, comprou uma briga que não poderia ganhar.
Não querem aceitar os méritos do JJ. Por mim está ótimo. O primeiro passo para evoluir é aceitar os próprios erros. Se acham que estão certos e que os treinadores brasileiros são injustiçados, vão comer poeira novamente.
Um colega vascaíno discutiu comigo. Não vê nada demais no JJ e relação aos treinadores brasileiros. E que Luxemburgo deu um nó tático no Flamengo. Continue assim. Luxemburgo fez um bom trabalho, mas nada de espetacular. Organizou e motivou um time para disputar a décima posição do campeonato. Se esse é o patamar do Vasco, BH estava certo.
O Flamengo precisa melhorar, e muito, seu marketing. Explorou muito pouco as conquistas recentes. Pessoal tem que fazer um estágio nas ligas americanas.
A Diretoria tem um projeto que é maior que as conquistas no futebol: a internacionalização da marca do clube. Quem viver, verá. A tentativa frustrada de trazer o Balotelli teve muito mais a ver com isso do que realmente reforçar o time.
O maior adversário do Flamengo hoje é a cotação da moeda.