Leia o índice.
Essa é para livros de não ficção. É importante, para compreender uma obra, ter sua visão geral. Há duas maneiras básicas de fazer isso.
A primeira é ler rapidamente o livro inteiro. Sem parar para entender tudo, para anotar, para nada. Simplesmente leia-o, podendo até pular partes. O importante é chegar no final e ter a visão do todo. Saber do que o livro trata e de como ele é dividido. Depois, leia novamente, agora com toda calma. Com a visão geral, você vai compreender bem melhor suas partes. Isso é altamente recomendável para um livro que seja muito importante para você e que o desafie. Fiz isso com todos os livros que li do Eric Voegelin.
O segundo método é ler o índice. Não só isso, leia a contra-capa, as orelhas, até mesmo o índice remissivo. Você quer responder apenas duas perguntas: do que se trata o livro e como ele está dividido, ou seja, quais as suas partes ou tópicos. Depois disso você pode decidir se vale a pena ler ou não. Se achar que vale, leia-o. Já me livrei de algumas bombas simplesmente aplicando este método.
Na próxima dica, aprofundo um pouco mais na pré-leitura