CDs: duração foi um estrago

Um problema que o CD criou para a indústria musical foi seu tamanho. De uma hora para outra se passou de um LP de 45 minutos para um CD de 70 minutos. Foi ruim para os artistas que trabalhavam o conceito de album, que pensavam a composição do disco inteiro; mas para os artistas de hits é que foi um verdadeiro desastre.

Sim, pois existe em geral dois tipos de artistas. Existem aquele que pensam em albuns e aqueles que pensam em hits. Os primeiros buscam um trabalho coeso, que tenha boas músicas em todo disco. Não quer dizer que não tenha hits, mas o restante mantém o nível do disco. Pensem no Revolver dos Beatles ou The Number of the Beast do Iron Maiden. Os dois possuem hits, mas o restante do disco é de mesmo nível.

Pois estes artistas de uma hora ao invés de compor 45 minutos de músicas tiveram que passar a compor 70 minutos. Ou seja, muita coisa que ficaria como extra, passaram a compor o disco. O resultado, em geral, era bem irregular. Era como se a banda tivesse que lançar todos os seus albuns como duplos, o que se fazia uma vez ou outra. O disco do Iron Maiden Fear of the Dark é um bom exemplo. Eu cortaria quase metade do disco e ele passaria de um trabalho bom para excelente. (Polêmica: acho o disco mais fraco da banda).

Mas se a duração do CD foi ruim para a banda que pensava o album, para os artistas que pensavam hits, foi um desastre. O que significa pensar hit? O artista se esforça mesmo é para fazer 2 ou 3 hits. O restante do disco é de fillers, ou seja, preenchimento. É canção bem meia boca apenas para ocupar o espaço. O que vai puxar as vendas é o hit. Se antes eles compunham umas 6 canções meia boca, agora tinham 10. Tem que ser muito fã para escutar um CD inteiro de um artista que só busca os hits. Um exemplo é o disco 1987 do Whitesnake, campeão de vendas. Ali tava na cara que Coverdale queria 2 ou 3 hits para conquistar o mercado e deu. Isso porque o disco ainda foi na época do LP. Com o CD veio coisa bem pior, com muito mais música para ocupar espaço. Adoro Whitesnake, mas como album sou muito mais um Come And Get It (1981), sem hits mas um album coeso.

Pensando bem, acho que vou formas umas listas no spotify de CDs limitados a 45 minutos, tentando imaginar como ficaria o album.

Exemplo: Fear of the Dark (Iron Maiden)

Lado A

1. Be Quick or Be Dead

2. From Here to Eternity

3. Afraid to Shoot Stranger

4. Wasting Love

Lado B

1. The Fugitive

2. Chains of Misery

3. Weekend Warrior

4. Fear of the Dark

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *