Cada coisa no seu lugar

Do blog do Coronel:

Mais vergonha e imoralidade. O primeiro-secretário do Senado, Heráclito Fortes (DEM-PI), determinou ontem a abertura de sindicância para apurar o responsável pelo vazamento do sigilo telefônico do senador Tião Viana (PT-AC). O extrato com o gasto circulou nas mãos de vários senadores do PMDB antes de a operadora TIM enviá-lo ao Senado. Se o senador Heráclito está procurando o responsável para oferecer uma medalha ou uma condecoração, parabéns. Se é para proteger o colega deste crime hediondo e inafiançável para o tribunal da ética pública, o senador democrata está mostrando que esconder as falcatruas é um hábito generalizado na Casa. Quem com porcos se mistura, farelo come.

Comento:

Acompanho o blog do Coronel, ele está sempre atento para registrar os desmando dos homens públicos brasileiros. Mas as vezes acho que exagera ao querer que se faça justiça a qualquer custo. Sim, até para se fazer justiça existe um custo, e um deles é respeitar as leis.

Existe uma lei que garante sigilo telefônico. É uma daquelas leis que não deveriam ser derrubadas nem por vontade de maioria pois trata-se da própria essência da democracia, o respeito à liberdade individual. Ela vale tanto para o caseiro Francenildo como para Daniel Dantas e Tião Viana. O senador deveria ser processado por falta de decoro pela lambança do celular, mas o extrato não pode ser usado como prova. Não podemos aceitar que provas ilegais sejam usadas em um processo legal. Acreditem, é abrir uma caixa de pandora incontrolável e Protógenes Queirós está provando onde pode levar o desrespeito simultâneo a lei e aos direitos individuais.

As próprias declarações do senador já seriam suficientes para derrubá-lo em qualquer democracia… ops, não posso dizer mais esta frase. A democracia e o respeito aos direitos individuais estão meio borrados no mundo inteiro. Digamos que seria o suficiente para derrubar qualquer congressista republicano nos Estados Unidos.

Independente disso, o Senado tem mesmo que investigar o vazamento. Aproveitando a oportunidade, e pelo bem da coisa pública, deveria tornar transparente o uso destes celulares, assim como O PODER EXECUTIVO, este sim, o maior corrupto dos poderes.

Coronel, não tenha tanta pressa em dar medalhas para quem vazou este estrato. Pode ser alguém ainda mais sujo do que o senador petista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *