Eles não tem jeito. É impossível falar em política no Brasil sem falar nos petralhas, é inevitável. Como diz o Reinaldo Azevedo, eles aparelham até velório. Como câncer eles se espalham por todo o estado brasileiro e a própria política.
Em 2002, disputando a presidência, o apedeuta divulgou uma carta afirmando o compromisso de seguir a política econômica dos tucanos. Na prática renegou todas as teorias furadas dos tempos de oposição. O eleitor acreditou e lhe deu o mandato que tanto queria. Lula cumpriu a promessa, até com mais rigor do que o tucanato.
Agora, depois de 6 anos no governo, os petralhas colocam no PSDB a culpa da crise que se aproxima. Sempre que alguém fala em “modelo neo-liberal” eu tenho vontade de sair correndo. É pura empulhação.
O governo petralha se apropriou de todo efeito positivo do modelo tão maldito como se fosse obra sua e agora, quando aparece a primeira dificuldade, trata te tirar o corpo fora.
Se a política econômica de FHC era tão nociva, por que divulgaram uma carta prometendo cumpri-la? Por que não disputaram 2002 com as teses que sempre defenderam?
O governo Lula foi eleito com um compromisso. Que cumpra o que prometeu e pare de ficar chiando. Ou tente se eleger falando abertamente o que pretende como modelo para o país. Mas aí seria demais, né? Disputar falando a verdade? O PT?