Por Thomaz Favaron, Veja
A mensagem mais clara deixada pelo ataque é assustadora: o terrorismo na Índia assumiu uma nova fase, a do estilo Osama bin Laden. Esses atentados têm a característica de ser cometidos por militantes islâmicos bem treinados, dispostos a morrer, e o objetivo de causar a maior quantidade possível de vítimas civis. Os atacantes de Mumbai nem sequer apresentaram uma reivindicação que pudesse ser negociada pela polícia em troca da libertação de reféns. Um dos hóspedes que conseguiu escapar do hotel Taj Mahal contou que os terroristas estavam procurando pessoas com passaporte americano ou britânico e também os judeus.
Comento:
Existe uma delinqüência intelectual que circula pelo mundo é que o terrorismo islâmico seria uma reação ao bushismo, ignorando o que começou primeiro.
Quando o 11 de setembro foi planejado, o governo ainda era do liberal Bill Clinton, um espécie de pop star internacional. Bush assumiu e era ridicularizado pela imprensa, retratado como um grande bobo. Bin Laden foi claro em sua mensagem: o inimigo era o ocidente, eram os ditos valores ocidentais.
Bush comprou esta briga, até porque não tinha outra escolha depois de ter sido atacado no coração de seu país. Infelizmente ficou praticamente sozinho. A maioria das democracias ocidentais resolveu virar as costas e considerer que era um problema apenas dos americanos. O governo espanhol foi de uma covardia ímpar. Diante de um atentado que vitimou seu povo cedeu aos terroristas. Talvez um dia pague caro por isso.
Pois Obama ganhou, foi saudado nos quatro cantos do planetas e muita gente acha que estará entrando em um mundo mais seguro. Acho exatamente o contrário. O tempo dirá quem está certo. Particularmente, torço para que eu esteja errado. Embora não ache que esteja.