Os pilares do petralhismo

Estadão:
O governo patrocinou esta semana uma anistia geral e irrestrita às instituições que tentam renovar os seus certificados de filantropia. No final da Medida Provisória 446, editada na segunda-feira, há três artigos polêmicos, tornando automática a aprovação dos pedidos de renovação de certificados de filantropia até então pendentes no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), extinguindo todos os processos que questionavam renovações e concedendo pedidos que já haviam sido negados, mas vinham sendo contestados pelas entidades.

Comento:

O poder do petralhismo está assentado sobre dois pilares principais.

O primeiro deles, bem mais antigo, é o movimento sindical. Com o controle do FAT e dos fundos de pensão, o moderno príncipe garantiu um financiamento que nenhum outro partido tem no Brasil, e isso antecede em muito a conquista do poder em 2002. Mesmo depois de deixar o governo, e este dia chegará, será muito difícil apartar os petralhas deste cofre; será trabalho de gigante.

Outro pilar, mais recente, fruto da modernidade, é a utilização de ONGs para captar recursos públicos. Este negócio de empreiteiras é coisa de amador; publicidade também ficou difícil, tem que tgr_colunagregagp1er licitação. Já com as ONGs o papo é diferente, principalmente se for classificada como filantrópica. O mais correto seria o termo pilantrópica.

O governo petralha primeiro tratou de garantir os bilhões que são garantidos pela contribuição sindical obrigatória. Agora trata de barrar qualquer controle sobre as ONGs.

O pior disso tudo é que estando ou não no governo, estes cofres estarão sempre abertos ao partido garantindo mais que a sua sobrevivência, a sua influência. Estou aqui defendendo que um partido deva ser extinto? Se viola continuamente as regras do jogo, a democracia, sim. A democracia é uma conquista da sociedade e não está mais em discussão. Quem quiser pregar ditadura que se mude para Teerã ou Havana. O PT já demonstrou inúmeras vezes que não tem o menor apreço pelo processo democrático, que gosta mesmo é de um bom autoritarismo e manda qualquer senso ético às favas.

Não será nada fácil, quando houver a oportunidade, afastar os larápios destes dois pilares. O câncer já se espalhou e continua crescendo. A cada dia que se passa a cura fica mais complicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *