Não terá pacote econômico. Toda vez que nesse país se falou em pacote econômico quem ficou com o prejuízo foi o trabalhador brasileiro, todas as vezes. Então não tem pacote. Vamos tomando medida por medida, a cada fato que se apresentar, a gente vai tomar medida.
Comento:
Em 1994 o governo Itamar Franco lançou um ousado pacote econômico denominado Plano Real. Seu objetivo, plenamente atingido, era acabar com a inflação brasileira que corroía todo esforço produtivo do país e que sempre estourava em seu lado mais fraco, na pobreza. Esqueçam o bolsa-família, aquele foi o maior plano de distribuição de renda já feito no Brasil e um sucesso absoluto. De uma hora para outra milhões entraram na economia brasileira com benefícios para todos.
O PT e Lula foram contra o pacote. A população deu uma sonora banana nas eleições daquele ano e elegeu, em primeiro turno, FHC, o responsável pelo plano.
Não vou nem falar do PROER, tão demonizado pelos petistas, que salvou o mercado financeiro brasileiro. Até porque o atual governo tomou nesta semana algumas atitudes daquele plano.
Sim, houveram planos econômicos fracassados no Brasil. E houveram sucessos. O principal deles é um dos responsáveis por Lula ocupar a cadeira que ocupa. Não vai haver pacote econômico? Isso é o que vamos ver se a crise apertar por aqui. Pacote econômico significa estado intervendo na economia, tudo que um bom petralha gosta…