É impressionante. A Folha Online divulga que a última pesquisa dá empate técnico entre Obama e McCain. Sabem quanto vale qualquer uma dessas pesquisas? Absolutamente nada. As eleições americanas não são decididas por maioiria, como acontece aqui. Lá existe um negócio chamado colégio eleitoral e vitória por estados, um presidente pode, e algumas vezes acontece, de vencer com minoria de votas.
Como saber então quem está liderando as pesquisas? O melhor site que encontrei até agora é o RealClearPolitics.com. Lá a pesquisa que interessa é a por estados e monta-se o mapa eleitoral em cima desses resultados. Obama lidera, como era de se esperar depois da explosão da crise econômica e esta liderança tem aumentado constantemente há umas duas semanas. Está com 264 votos contra 163 de McCain, os votos indefinidos ainda são 111. Para ser eleito são necessários 272 votos.
Mesmo assim ainda fica difícil o prognóstico porque além da incerteza das próprias pesquisas os americanos ainda tem que lidar com uma variável a mais: quantos eleitores realmente irão comparecer e votar?
Hoje temos o segundo debate entre os dois candidatos. O TSE deveria assistir com caderninho na mão e aprender como se faz realmente uma disputa democrática e não aquela palhaçada que se faz por aqui.
Enfim, é a democracia…