Foro em polvorosa

O Foro de São Paulo está tentando o que pode para socorrer o parceiro boliviano.

Hugo Chávez avisou que apoiará qualquer movimento armado em favor de Evo Morales.

Marco Aurélio Garcia, que ainda fala pelo governo brasileiro depois de tripudiar de 200 mortos, avisou que não reconhecerá nenhum governo em substituição ao cocaleiro.

Pergunto se as FARCs derrubassem o governo Uribe.

Chávez correria em seu socorro? O Brasil não reconheceria um governo das FARCs? Ou festejariam a vitória dos terroristas?

Estou me animando com a reação dos países do Foro. Parece que não contavam realmente com a reação da oposição boliviana e não possuem forma eficiente de reação, não sem apoio das Forças Armadas. Ainda não era o momento de enfrentar esta reação.

Um pensamento sobre “Foro em polvorosa

  1. Evo Morales passará à história como mais um truculento lunático latino-americano. Ainda que suas declaradas intenções sejam positivas, quais sejam, promover o bem-estar da maioria boliviana que hoje está na miséria, seus métodos são antidemocráticos e só demonstram o atraso de suas idéias políticas.

    Fez aprovar em um quartel, sem a presença da oposição, uma constituição fascista, que evidentemente instrumenta a instituição de um capitalismo de estado sem democracia, conforme os muitos regimes ditos socialistas do leste europeu (URSS, Alemanha Oriental, Romênia, Tchecoeslováquia, Iugoslávia, etc), da Coréia do Norte, China, Cuba e tantos outros.

    Até se pode acreditar que deseja o bem estar de seu povo, mas ao se ver para onde caminha, facilmente se compreende que o que deseja mesmo é ser uma espécie de salvador da pátria, ser o líder fascista a impor o bem-estar do povo aos atrasados oligarcas. Sem isso, o bem-estar de seu povo não lhe interessa.

    E esse filme todo mundo já viu, não é mesmo? O que foi Hitler na Alemanha, Mao na China, Lênin e Stálin na URSS, Fidel Castro em Cuba (não cito hugo chaves, na Venezuela, porque este, antes de tudo, não passa de um palhaço ridículo, ainda que muitíssimo deletério para o povo venezuelano)?

    O pior de tudo isso, para nós brasileiros, é ver que nossos poderosos “companheiros” têm muito gosto pelo que os lunáticos Evo e chaves fazem. Na verdade, deixam transparecer que a atitude de Evo e chaves é o sonho deles para nosso país. E estão preparando o terreno para isso, só não percebe quem não quer.

    É a velha receita: relação direta com o povo, criando um populismo midiático fortíssimo; culto à personalidade de um salvador da pátria (há algum por aqui, alguém que pregue que só ele age para o bem do povo e do país, ninguém antes dele?); pregação de socialismo (mas o que desejam implantar é apenas um capitalismo de estado sem democracia) e nacionalismo; eleição de uma força estranha, externa, que possa sempre que convir ser apontada como culpada por mazelas criadas por eles mesmos (os salvadores da pátria); inchaço e aparelhamento do estado. Isso lembra algo? É semelhante a alguma coisa em curso por aqui?
    É gente, o ôvo da serpente já está ao sol, sendo aquecido e ansiosamente aguardada sua eclosão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *