Quando acordou o dinossauro ainda estava lá.
Augusto Monterroso
Esta não é uma frase, na verdade é um conto de Monterroso, possivelmente o menor já escrito, mas com profundos significados. Tem tudo a ver com os tempos atuais em que o socialismo ressurge das cinzas para assombrar a humanidade. Não mais aquele socialismo raivoso que produziu os gulags, os paredões cubanos, mas um socialismo disfarçado dentro da concepção gramsciana e com conotações nacionalistas.
Já que Lula resolveu começar a distribuir os lucros de uma exploração de petróleo que ainda levará uns bons anos para ocorrer, a Federação Única dos Petroleiros considerou-se no direito de pedir reajuste baseado justamente no pretenso novo tesouro brasileiro e já lançaram até um slogan: “o pré sal é nosso!”. Definitivamente o dinossauro ainda está por aí!
Não é só isso, os valentes lançaram um lista de objetivos para a entidade. Uma lista que nos remete 50 anos para trás e aposta no que não deu certo em lugar nenhum.
1. Restabelecimento do monopólio estatal do petróleo;
2. Fim das concessões a empresas estrangeiras para exploração de petróleo e gás;
3. Destinação social dos recursos gerados pela prospecção do pré-sal;
4. Fortalecimento da Petrobrás como “empresa eminentemente pública.”
Em que mundo esses caras vivem? Ah, os petroleiros são apoiados pelo MST (?!), Via Campesina(?!?), UNE e UBES. Parece que além de terras os líderes baderneiros não dispensam um bom petróleo. UNE e UBES são aquelas entidades que representam uma expressiva e barulhenta MINORIA que resolveu jogar no lixo o cérebro que receberam ao nascer. Uma espécie de anencéfalos conscientes.
Desafia a lógica tentar entender como ainda existem tantas pessoas acreditando na utopia socialista e apostando contra a realidade. Estou cansando de ver este dinossauro. Acho que vou voltar para a cama na esperança de que ao acordar ele já esteja extinto.