Na mesma tecla

uol:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na tarde desta quarta-feira (3) com reitores de universidades federais do País para anunciar o aumento de vagas de graduação em 2009. Serão mais 44 mil vagas criadas por meio do Reuni (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais).

Comento:

Fui convencido e hoje sou favorável à universalização do ensino superior, desde que a sociedade compreenda que haverá padeiros, taxistas, trocadores de ônibus e outros com diploma de terceiro grau. Impossível é universalizar o ensino superior e querer que todo mundo seja advogado, dentista, engenheiro. Não há demanda para tanto.

Novamente estamos batendo na mesma tecla errada. O nosso problema não é falta de vagas nas Universidades pois boa parte da gente que está lá não possui condições para receber um diploma de terceiro grau. Não faz uma semana saiu uma reportagem sobre as aulas de regra de três em faculdade de engenharia, de acentuação em curso de direito e jornalismo. O problema do Brasil é de natureza bem diversa: nossos formandos de segundo grau são de baixíssimo nível. Todos os testes internacionais comprovam isso e o próprio governo reconhece.

A verdadeira questão está na causa e não na conseqüência; o caminho é e sempre foi o ensino fundamental e médio. Fica difícil mudar este quadro sabendo que nossos professores estão mais interessados em molestar intelectualmente os alunos com a propaganda socialista do que ensinar matemática e português.

Somos a 10\ordf economia do planeta e 22\ordm no registro de patentes. A educação é um dos nosso maiores problemas e continuar atacando pelo prisma errado só vai aumentar cada vez mais o hiato tecnológico que nos separa dos países mais desenvolvidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *