Folha:
Juros em alta no Brasil e Bolsas em queda no mundo fizeram que investidores estrangeiros mudassem suas estratégias no mercado nacional: neste mês, observa-se uma forte saída de recursos externos da Bolsa de Valores de São Paulo e um volume bilionário de aplicações em títulos públicos.
Comento:
A bolsa de valores é demonizada pelo discurso de esquerda no Brasil, algo como coisa do capeta. O bolsa realiza um papel muito importante em uma economia capitalista, ela troca dinheiro. Existem pessoas que não precisam de dinheiro hoje, que aceitam trocá-lo por dinheiro no futuro, com rendimento maior possível. Existem outros que precisam de dinheiro hoje e possuem promessas de dinheiro no futuro (ações). A bolsa realiza esta troca e contribui para a economia andar, não fosse por ela muitos deixariam dinheiro debaixo do colchão enquanto outros, com idéias promissoras na cabeça, não teriam onde captar recursos.
Quando se tira dinheiro da bolsa e compra títulos públicos, por causa dos juros, a sociedade tem menos recursos para operar o sistema de captação de investimentos. O dinheiro vai para o estado, que usa para equilibrar suas contas públicas.
Por que os juros estão altos no Brasil? Por que desde que o governo Lula assumiu, os gastos públicos têm subido mais do que o PIB. Em outras palavras, o estado avançou sobre a sociedade, aumentando seu gigantesco tamanho e também sua ineficiência.
É um ciclo vicioso. O estado aumenta e precisa de mais recursos. Os juros aumentam para proteger a moeda e o monstro estatal tira mais dinheiro da sociedade para se alimentar e continuar se expandindo. E não deu certo em nenhum lugar do mundo.