Ontem tive uma interessante conversa com um especialista em análise de imagens. Quem já lidou com sistema de informações geográficas (SIG), conhece os layers, também conhecidos como mapas temáticos. Assim é possível, por exemplo, colorir as regiões do Brasil com alguma determinada característica, como uma determinada vegetação.
Ele construiu uma layer com a reserva Raposa/Serra do Sol e outra com a incidência de minerais no Estado de Roraima. A coincidência, garantiu ele, é espantosa. Com certeza não foram os índios que descobriram estas incidência, quem fez este trabalho para eles? É bom ressaltar que algumas destas incidências não tinha sido ainda descobertas na época do laudo antropológico fraudulento que foi usado para iniciar o processo de demarcação.
Outro amigo, que este na área recentemente me garantiu: a maioria dos índios da reserva querem que os arrozeiros continuem por lá. Segundo o que lhe foi dito, são índios estranhos à reserva que estão por trás do Conselho Indígena de Roraima. Estão interessados em expulsar os agricultores e assumirem suas plantações.
Há interesses de todos os lados e a grande maioria é de fundo econômico.
É amigo não há dúvidas que existe um grande esquema montado por trás desse assunto de demarcação de terras. Só para falar em um mineral, o Nióbio, cujo único possuidor de jazidas naturais é nosso País, o qual aliás, não mexe com fissão e nem com fusão nuclear.
A quem interessa?