Conselho Sul Americano de Defesa

O ministro da defesa está nos Estados Unidos defendendo a idéia do tal Conselho Sul Americano de Defesa. Aquela do fórum latino que a mídia diz não existir, mesmo com a confirmação dos participantes. Uma aliança dessas só poderia ter um sentido, opor-se aos Estados Unidos. O objetivo primeiro é isolar a Colômbia no continente, o Peru viria logo a seguir. É o sonho da América vermelha, e décadas de atraso.

O pior é que este homem, que está desempenhando este papel ridículo, é uma ex-presidente do STF. Depois de cometer crime militar ao usar farda, uma prerrogativa dos militares e do presidente da república, está agora percorrendo as Américas como porta voz do MAG (este cidadão não merece ter o nome citado, exceto o caso de inquérito policial).

Os anos de ministros civis só rebaixam a cada dia mais as Forças Armadas. Se é para isso que criaram o ministério da defesa era melhor ter ficado como estava. Foi uma importação americana, para variar, pela metade. Lá também existe um secretário de defesa civil, só que existe a figura do Comandante em chefe das Forças Armadas, com acesso direto ao presidente e lugar no secretariado. Cabe ao secretário conduzir políticas, mas a parte operacional está sob comando de um militar.

Desde o primeiro ministro, só se colocou no cargo pessoas desqualificadas. Não confundir com qualificação moral, é qualificação para o cargo que me refiro. Nenhum deles tinha qualquer entendimento do que seria Forças Armadas e a menor representatividade dentro do meio militar. Ministros fracos só enfraqueceram Marinha, Aeronáutica e Exército.

Este é um dos pontos em que PT e PSDB caminharam tristemente juntos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *