Estou começando a me convencer que existem dois flagelos que temos que enfrentar em nossa sociedade, com efeitos devastadores no médio e longo prazo. Ambos tem a mesma origem, a ignorância, mas atinge igualmente ricos e pobres. Não pense que porque você tem um diploma de PHD está livre deles; estão por toda parte.
O primeiro é a falta de educação financeira. Uma calamidade. Um povo vive endividado porque não entende as opções que estão escolhendo. Novamente, não se trata de pobres. Há gente com salário na casa de algumas dezenas de milhares que vive para pagar juros de dívidas. A consequência é que fazemos as piores escolhas, não estimulados a economia como deveríamos e muito menos criamos reservas para o futuro.
O segundo flagelo é a falta de consciência alimentar. Aqui estamos juntos com os países mais desenvolvidos do mundo. Em geral fazemos péssimas escolhas porque não temos conhecimento. Acho incrível que os próprios médicos compartilham este problema, até porque não aprendem sobre a nutrição nas faculdades de medicina. É como se o que você come seja uma questão secundária na promoção da saúde. Acredito que seja absolutamente central. Nada pode ter efeito mais benéfico para sua vida que ter bons hábitos alimentares.
O que me chama atenção é que não vejo nenhuma campanha séria de conscientização para estes dois males, o que sugere que há muito interesse envolvido em manter esta situação, inclusive pelos atores políticos. São males que se revelam principalmente no longo prazo.
O lado positivo é que tem muito conteúdo bom, de graça, pela internet, basta procurar. Minha idéia é promover este conhecimento aos poucos, procurando ajudar o máximo de pessoas. Temos que adotar bons hábitos financeiros e alimentares, urgentemente. O melhor dia para começar é hoje.