5 notas de sexta (uma lista livre de coisas legais que andei acompanhando ou fazendo)
1
Um filme que assisti: Uma História de Natal (The Christmas Story, 1983).
Oficialmente começou a temporada de natal 2022. Um dos grandes clássicos do gênero é um filme não tradicional em sua forma. São como pequenos quadros unidos por uma narrativa central, sobre o desejo de um menino de ganhar um rifle de chumbinho (que pecado para os dias que vivemos!). Possui algumas cenas memoráveis, como o menino com a língua congelada no poste e o pai desembalando um presente que ganhou em um concurso. Chamou-me atenção o grande ausente do filme, justamente aquele que deu origem à comemoração e dá significado a data.
2
Um tema que comecei a estudar: dopamina
A dopamina é uma substância no cérebro relacionada com a antecipação do prazer. Pode se referir tanto a um simples chocolate como uma dose de cocaína. Refere-se a qualquer tipo de prazer. A dopamina é liberada, por exemplo, quando abrirmos o facebook na esperança de ter uma curtida em um post que foi colocado. Estão entendendo a importância? No mundo de hoje temos uma fonte de dopamina ao alcance de nossas mãos e isso é extremamente perigoso. Um assunto que tem me preocupado de forma crescente.
3
Uma playlist que estou escutando: música clássica para relaxar
Esta playlist do spotify do Haydn foi dica de uma newsletter da Maria Helena Galvão, da Nova Acrópole. Tenho escutado muito em meus trabalhos de organização e mesmo quando preciso concentrar em um projeto específico.
4
Um livro que estou relendo: A Arte de Fazer Acontecer
Quando li pela primeira vez este livro do David Allen, Getting Things Done, foi como se uma luz iluminasse o quanto eu precisava trabalhar minha organização pessoal e fluxo de trabalho. Embora não tenha utilizado a metodologia em sua plenitude, emprego várias de suas ferramentas no meu dia a dia desde então, como deixar minha caixa de entrada de emails vazias, regra dos dois minutos, categorização das ações por contexto, etc. A atual edição é revisada, considerando também as mudanças tecnológicas neste período. Basta lembrar que em 2010, o email era a principal ferramenta de comunicação e nem se imaginava algo como as redes sociais.
5
Um pensamento para reflexão:
Ó vóis que entrais, deixai fora toda a esperança.
(Dante, A Divina Comédia)
Sempre achei impressionante esta inscrição que Virgílio encontra na entrada do inferno. Parece que foi João Paulo II que uma vez disse que o inferno é também um estado de espírito. Quer saber se está neste estado? Examine. Tenho alguma esperança?
