Muita gente tem enorme dificuldade de ler a Bíblia porque comete alguns erros básicos, como tentar lever do início ao fim sem ter idéia de como aquelas partes se conectam. É preciso entender em primeiro lugar que a Bíblia é um conjunto de livros, ou seja, uma pequena biblioteca. E o que temos numa biblioteca? Livros de diferentes gêneros, como na Bíblia.
Ou seja, vamos encontrar livros de história, poesia, sabedoria, aventuras, cantos, lamentações, leis e por aí vai. Uma consequência é que você fica um tanto perdido sem entender como uma coisa se liga na outra.
Pois eu tenho uma boa dica para você, mas advirto que aproveitará muito melhor quem sabe inglês. Você pode ler a Bíblia em português, mas sabendo inglês vai entender bem melhor o que está lendo e, sobretudo, vai ter um sentido para a história toda.
É isso que Jeff Cavins e Tim Gray fizeram no livro Walking With God, que precisa ser traduzido com urgência para o português. Neste livro, eles explicam didaticamente como a Bíblia tem uma grande história que pode ser dividido em 12 partes principais. A história, claro, é a da salvação, mas ela passa pela queda do homem e sua redenção, pela aliança que Deus faz com um homem (Adão), um casal (Adão e Eva), uma família (Noé), uma tribo (Abraão), uma nação (Moisés) e, por fim, com a humanidade (através do Cristo).
Esta timeline do livro mostra um pouco disso. Detalhe que ela indica os livros principais da narrativa e a relação com os livros secundários. Por isso o livro de Jó, por exemplo, deve ser lido junto com o Gênesis, o que implica que não se lê a Bíblia do Início ao fim. Este projeto que eles criaram de ler a Bíblia chama-se The Great Adventure Bible. Eles nos convidam a ler a Bíblia como uma grande aventura.

Só que tem mais, o Padre Mike Schmitz tem um projeto de ler a Bíblia inteira em um ano, baseado na divisão proposta por Cavins e Gray. Para isso ele criou um podcast (tem no spotify e apple) em que ele faz a leitura dos capítulos do dia e um breve comentário sobre a interpretação. O próprio Jeff Cavins faz um participação especial no podcast sempre que vai mudar de um período histórico para o outro. Os podcast são de 15 a 20 minutos. Ou seja, é tudo que precisa para ler a Bíblia inteira em um ano. É o podcast mais acessado nos Estados Unidos hoje.
E se eu não souber inglês?
Bem, pode se cadastrar no site do projeto e receber a lista de leitura (não precisa começar no 1 de Janeiro pois ela é numerada do dia 1 ao 365). E ler por contra própria a partir desta lista, embora não tenha a ajuda do livro base de Cavins e Gray e dos comentários do Padre Mike, mas é melhor que nada, não é mesmo?
Ah, para terminar, como eu faço? Eu me cadastrei e recebi a lista. Tenho o livro do Cavins, inclusive físico. Leio sobre o período que vai começar e todo dia quando acordo faço as leituras indicadas, na Bíblia em português mesmo. Hoje marquei o tempo, levou 10 minutos. Depois escuto no podcast só os 5 minutos finais, quando o Padre Mike faz seus comentários. Total do processo: 15 minutos.
O resultado é que não só estou relendo a Bíblia inteira em um ano, como estou entendendo muito melhor o que estou lendo. E usando 15 minutos do meu dia para isso! Vale a pena para você?
Esta é a grande dica de domingo. Espero que aproveitem!