Como saber se uma lei é boa?

Para alguns, a lei serve para coibir o espírito animal do homem. Para outros, para criar o novo homem, livre dos preconceitos que traz de forma reacionária da própria cultura. Cada vez mais acredito na intuição dos filósofos clássicos, o que constrói uma sociedade não é o medo, mas a amizade. Não é a competição característica do mercado moderno, nem a distribuição de privilégios, mas a colaboração em projetos comum.

Por isso, o grande teste para uma lei é responder esta pergunta: ela facilita ou dificulta a amizade na sociedade?

Há fatores conexos, como desenvolvimento da vida moral. A lei facilita ou dificulta uma boa conduta por parte das pessoas?

O que mais vejo são leis que provocam a desconfiança entre as pessoas e dificultam ter uma vida moralmente boa. Isso pela idéia que tomou conta dos legisladores que o grande propósito da legislação é corrigir os problemas da sociedade quando deveria criar condições para que a própria sociedade resolvesse seus problemas. Na mente dos políticos modernos, independente de lado, está a convicção que a sociedade é incapaz e apenas a burocracia estatal é eficiente para promover o bem comum.

Falam tanto de empoderamento, mas quem precisa se empoderado, de verdade, é a sociedade em relação ao estado, mas isso é assunto para outra reflexão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *