Queria ver um filme diferente este ano e vendo um anúncio destas maratonas de natal do canal TCM, que não tem no Brasil, interessei-me por este filme britânico de 1952. Acertei na mosca!
Primeiro porque o filme trata do natal, mas também do seu aspecto cristão, o que muitas vezes é esquecido no desejo de agradar a todos os públicos. Muitos filmes tratam da solidariedade, do renascimento, da volta por cima, etc, mas ignoram solenemente o que dá todo sentido à data, o nascimento do Cristo. The Holly and Ivy não é um filme religioso, mas tem a religião no centro, até porque o personagem central é um pároco e toda relação com os filhos foi pautada pelo medo que eles possuem de serem condenados moralmente por ele.
O pior é que entenderam totalmente errado o cristianismo. Como o pai afirma em determinado momento “eu falhei completamente, agora entendo porque nunca consegui de fato tocar a minha comunidade”. É um filme sobre dramas humanos, decisões difíceis e que sim, o espírito de natal, que é um espírito cristão, pode ajudar a lidar. O diálogo entre o pároco e sua filha Margaret é daqueles para emoldurar.
Belo filme.

A fine caricature I’ve made of religion if that’s how it seems to me own children. Should be because of religion I have more sympathy and understanding for people. But I have, Margaret, I have. Do I seem the type of man that’d turn away from the sorrows of his own children?
Padre Martin