A verdade dos mitos

Um dos meus temas favoritos de estudo são os mitos. Acho que na modernidade ninguém os entendeu melhor que Eric Voegelin. O mito é uma forma compacta de uma verdade.

Vejam o mito de Cassandra, aquela linda donzela que recebeu de Apolo o dom de prever o futuro. Só que ela não cedeu a suas investidas e deus, furioso, a condenou ao eterno descrédito. Ou seja, ela via o futuro, mas ninguém acreditava em suas previsões.

O que o mito quer dizer? Que saber da verdade não significa que irão acreditar em você. Muitas vezes o mundo inteiro vai virar de costas e ignorar algo que lhe parece absolutamente óbvio. A posse da verdade não significa que serás capaz de convencer alguém, pode até ser um motivo de descrédito.

O mito de Cassandra foi criado para ser ensinado para as crianças gregas na escola, para que desde cedo aprendessem as verdades de uma cultura de que eram herdeiras. E o que é a educação hoje? Treinar crianças para executarem políticas públicas e serem obedientes às autoridades (do estado, claro. Os pais não merecem esta reverência).

Só poderíamos ter o mundo infantilizado que temos hoje.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *