7 de Setembro: o que vai acontecer?

Vejo os comentários dos analistas políticos e tenho a nítida sensação que estão chutando o tempo todo. A situação que foi mostrada é sem precedentes: um presidente em exercício, teoricamente com baixa popularidade, arrastando para as ruas uma multidão que nenhum outro conseguiu no passado.

Não acho que vai arrefecer os opositores, muito pelo contrário. Basta ver o tom de abertura do Jornal Nacional de ontem. Parece-me que só vai piorar e faltarão bombeiros para tanto incêndio. Os que impedem o presidente de governar acham que estão defendendo uma causa justa e vêem a multidão de ontem como uma afronta. Em comum, o ódio à classe média (remember Marilena Chauí).

Há sim uma frente ampla contra Bolsonaro envolvendo ideólogos, esquerdas, aproveitadores, corruptos, vaidosos e mais um monte de gente. O fiel da balança parece ser o legislativo, que fica com um pé em cada barca. Para o bem ou para o mal, uma hora ele se decide.

Acho, sinceramente, que o país vai explodir antes do ano que vem. Mas minha análise vale tanto quanto a dos analistas políticos. Estamos todos chutando.

Só peço a Deus que nos conduza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *