Pete Townshend: subestimado

Quando se fala em guitarristas do rock, os solos costumam ser soberanos, o principal critério para definir os grandes. Velocidade, habilidade, melodia. Como se a técnica fosse soberana; não é. Eu mesmo acabo, sem pensar, criando um pouco neste padrão. Costumo dizer que meu guitarrista favorito é o Rory Gallagher, que tem solos maravilhosos, mas também tem um imenso repertório que passa pelos riffs, bases, composição, variações e até mesmo a atitude, que também faz parte da cultura do rock. No entanto, creio que cometo uma injustiça com outro grande guitarrista que não se destacou tanto pelos solos, mas que nos outros fundamentos é igual ou melhor que o genial irlandês, trata-se de Pete Townshend, do Who.

Ele é constantemente subestimado nas listas. Não fazia muitos solos, é verdade, mas isso tem mais a ver com seu estilo próprio do que dificuldades com o instrumento. Se nos demais atributos é no mesmo nível dos melhores, é na composição que ele tem um patamar próprio. Uma sensibilidade impressionante e uma visão profunda da natureza humana e da sociedade. Basta escutar com atenção as duas óperas rock da banda, Tommy e Quadrophenia. É um guitarrista agressivo, com acordes hora nervosos, hora delicados, caindo bem com o sentimento que deseja passar.

Estive presente no show do Who no Rock in Rio de 2016 (ou foi 17?) e confesse que me emocionei em vários momentos. Quando ele girava aquele braço, sua marca registrada, a platéia ia a loucura com aquele setentão.

Acho que meu top 5 de todos os tempos seriam Rory, Pete, Robbie Robertson, Peter Green e um spot ainda vazio para eu pensar um pouco. Alex Liefson? Johnny Ramone? Ritchie Blackmore? Sinceramente, não sei.

Termino dizendo que estou falando de meu favoritos e não os melhores. É diferente. Escolher melhor guitarrista é para especialistas, não me julgo em condições. Mas escolher meus preferidos é algo bem particular, que não implica exatamente em virtuosidade e sim em quem eu efetivamente gosto mais de escutar.

Em tempo: ainda tem um vocal maravilhoso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *