O terço é a meditação do católico

Acho curioso como as pessoas se impressionam com as meditações orientais, e tantas outras cópias desenvolvidas no ocidente, boa parte como farsa, quando os católicos possuem um poderosos instrumento que no mínimo tem um efeito semelhante: a oração, e mais particularmente o conjunto de orações que formam o rosário.

Bem rezado, o terço leva uns 20 minutos, o tempo que se usa em muitas destas técnicas de meditação. Já experimentaram entrar em uma Igreja praticamente vazia e rezar o terço? Para mim é uma sensação de paz e beleza indescritível. Quando morei na Colômbia havia uma pequena capela no local que trabalhava. Sempre que terminava meu dia, antes de ir para casa, passava nela para fazer minhas orações ou simplesmente ficar contemplando os vitrais.

Vejam bem, nada tenho contra as meditações orientais e outras formas de asceses espirituais. Só acho curioso que católicos procurem tão longe o que possuem ao alcance das mãos. A Igreja é muito mais ampla e completa do que percebemos em nosso dia a dia. A verdade é que pouco conhecemos dela, talvez porque não nos interessamos tanto. Por isso sua beleza é tão fundamental. Como disse um dia São Luís em uma festa: evite-se a vaidade, porém todo homem deve se vestir bem, de acordo com sua patente, para que sua esposa possa amá-lo mais facilmente.

Precisamos aprender a amar também a Igreja e o santo rosário nos ajuda tremendamente nesta tarefa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *