__ Sabe, Josemar, o que me deixa revoltada com tudo isso é o que está subtendido.
__ Como assim? __ perguntei enquanto olha distraído o movimento do bar.
__ Esse negócio da informação. Já se sabe muito bem que há alguns tratamentos que reduzem enormemente a chance de complicações, mas outro dia um colega que trabalha na prefeitura me falou que não se deve divulgar isso porque vai ser um liberou geral, as pessoas vão viver como se tudo estivesse normal. Aí, o que fazem? Mentem. Dizem que não tem tratamento possível, que é para todo mundo ficar em casa. O medo é o grande instrumento de controle.
__ Pior que é isso mesmo.
__ O que está subtendido? Que as pessoas são incapazes de tomar suas decisões, que precisam ser tuteladas pelo estado benevolente e sábio, como se fosse um grande pai. Isso para mim é a pura essência do elitismo, achar que o povo tem que ser conduzido como gado para não fazer besteira.
__ É muita hipocrisia.
__ Hipocrisia é apenas uma parte do problema. No centro tem uma vaidade desmedida, de achar que eu sou uma pessoa esclarecida que sei o que é melhor para você. Que eu tenho que mentir como se você fosse uma criança incapaz de tomar uma decisão. Não se respeita a humanidade do outro. Eu fico revoltado mesmo. Milhões de pessoa poderiam ter sido salvas se os governos tivessem abraçado claramente os tratamentos à medida que estivessem sendo desenvolvidos.
__ Muito triste isso.
__ Veja agora as vacinas. É claro que possuem efeitos colaterais, conhecidos e desconhecidos ainda. Também possuem diferentes graus de eficiência e tem uma aí que protege bem pouco. Mas o que dizem? Que são perfeitas. Que não precisa ter medo e que é um absurdo querer escolher a vacina que vai tomar. Por que? Porque se soubermos os riscos, vai ter gente que não vai querer vacinar, tem gente que vai escolher a vacina que achar melhor. Mais uma vez é preciso manter o povo na ignorância para o próprio bem.
__ Sabe de uma coisa?
__ O que?
__ De tudo que está acontecendo, minha maior decepção são os especialistas. Sempre defendi a administração técnica, das pessoas preparadas. Mudei de opinião. Nem o político mais corrupto faz o mal que um técnico bem intencionado, mas errado, faz quando lhe dão poder. Fizeram isso na pandemia. Os políticos seguiram bovinamente os assessoramento de seus especialistas, que são incapazes, até por má vontade, de entender o quadro geral das coisas. Só querem resolver o pequeno problema que estão enxergando, ou pior, mostrar que sabem o que estão fazendo apesar de estarem muitas vezes completamente perdidos. A tecnocracia consegue ser pior que a corrupção.
Fizemos silêncio. Na televisão, a Globo mostrava mais um painel de mortos de covid enquanto a Renata Vasconcelos falava alguma coisa que não conseguíamos ouvir.
Parecia sorrir.