Se o Brasil fosse um país sério…

Volta e meia aparece esta frase dita por alguém, sempre para nos depreciar como sociedade. Sim, temos inúmeros problemas, e nossas falhas morais, evidentemente. Só que ninguém é perfeito nesta vida, muito menos as nações. Eu vi nesta pandemia muitos países considerados sérios cometendo verdadeiras barbaridades, como fizeram ao longo da história, diga-se.

Quando vamos ao nível individual, tem barbaridade em tudo que é país. Pode colocar Suiça, Holanda, Inglaterra, Autrália, o que quiser. Todos possuem corrupção, todos tem desumanidade. Só ver o que as empresas destes países fazem quando instalam uma fábrica em um país onde a legislação trabalhista e ambiental é frouxa. É exploração na veia. Olhem como muitos estrangeiros se comportam quando visitam os países “tropicais”! Se entregam a tudo que é vício sem o menor pudor.

Se o Brasil fosse um país sério. Pois este tal de país sério só existe na abstração. Todos possuem seus graus de loucura e tem muito país considerado top com loucuras maiores que as nossas. No entanto, temos nossas qualidades também, muitas até admiráveis. Vamos tratar de corrigir nossos erros, mas não acho que devemos entrar nesta auto-depreciação (que é sempre dos outros, né?) que só nos afunda ainda mais na lama. Geralmente quem usa esta frase considera o brasileiro os outros, nunca ele mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *