Passando rapidinho só para chamar atenção para um fato curioso.
No último dia 27, vários jornais noticiaram que Araraquara tinha registrado zero mortes pela primeira vez depois da implantação do lockdown rigorosos na cidade. Colocaram como prova definitiva que o lockdown funciona (a nova ciência é cheia de certezas!).
Pois não noticiaram que no dia seguinte a cidade registraria 6 óbitos, o dobro do pior dia até aquele momento. Já são 40 dias de lockdown rigoroso. Alguns até poderiam concluir que seguraram o registro para gerar notícia, mas isso seria insinuar que a mídia está envolvida em manipulação de números para gerar uma narrativa, o que seria um absurdo.
Um dia, com toda certeza, vão cair estes números, mas nada indica que seja por causa de lockdown. Sigo sem nenhuma evidência forte que lockdown consiga de fato conter ou retardar a contaminação.
A única certeza é a destruição que isso causa, e não estou falando só de economia. Lembrando que ausência de evidência não é evidência de ausência, mas também não é certeza. A pandemia gerou uma “nova ciência” que cada diz parece mais com tudo que a ciência moderna dizia combater.

Quem chamou atenção para esta situação de Araraquara foi o @da_cia, no twitter.