Eu prometi não dar opiniões públicas durante a quaresma. Então vou relatar apenas alguns FATOS. As explicações cabem a cada um.
- Não existe nenhuma comprovação científica de que lockdown ou medidas de afastamento sociais de fato funcionem para conter ou retardar a epidemia do covid.
- Existe estudo tipo A que comprova eficácia tanto da hidroxicloroquina quanto da invermectina em tratamento inicial para o coronavirus. Estes estudos apontam que estes medicamentos diminuem o risco de agravamento da doença. Não é bala de prata, mas uma chance para quem pega a doença.
- Existe estudo que aponta para ineficácia destes mesmos medicamentos, mas os que vi aplicam as drogas em fases distintas da doença ou na fase grave, hipótese que já foi descartada pelos defensores do medicamento.
- O virus parece ter uma predileção por democracias ocidentais.
- Onde houve politização, os casos explodiram.
- Nem todo mundo leva prejuízo com o covid.
- Existem interesses farmacêuticos pesados que deveriam ser levados em consideração.
- Existem empresas que estão lucrando com as medidas mais restritivas.
- Lockdown afeta mais os pequenos negócios que as grandes empresas.
- Tem político tratando a epidemia como oportunidade.
- Parte do jornalismo está se comportando de maneira CRIMINOSA durante a epidemia.
- Os direitos constitucionais no Brasil estão sendo solenemente ignorados por um judiciário covarde, que está no conforto de suas casas com salário garantido.
- O povo é massa de manobra política, para variar.
- Drogas baratas contrariam interesses.
- Se a pandemia acabasse sem necessidade de vacina, um lucro absurdo deixaria de acontecer.
- Existem países que tem tecnologia para produzir vacinas e países que precisam comprar. Não vi nenhum jornal falando disso.
- Países que produzem vacina darão prioridade para… vacinar seu próprio povo. Quanto mais rápido eles fizerem a vacinação, mais rápido exportarão o excedente.
- Desde que o governador/prefeito decrete lockdown, automaticamente são poupados de qualquer questionamento sobre sua gestão da crise.
- No Brasil, sempre tem que ter um único culpado para tudo de ruim que acontece.
- Nenhuma opinião foi emitida nesta lista.