ZETTELKASTEN: como aprender?

Descobri ontem o método zettelkasten, desenvolvido pelo sociólogo alemão Niklas Luhmann, que também nunca tinha ouvido falar. Parece que foi um nome importante em sua área e se notabilizou por uma imensa produção textual de qualidade. Na base disso tudo, tinha um método baseado no uso de fichas e caixas de fichário.

Ainda estou aprendendo, mas não se trata de um método de anotações, mas sobretudo de um sistema para associação de idéias a partir de fichas escritas. Nestas fichas, anota-se tudo: idéias próprias, entendimento de leituras, biografias, referências. O segredo é como colocar na caixa. Ele rejeita a idéia de agrupar por tópicos e usa a semelhança de idéias, gerando um agrupamento natural.

É a diferença de informação e conhecimento.

Quem gosta de ler muito, como eu, e gosta de escrever, eu de novo, sente um grande dilema de não usar todo potencial das idéias que temos contato. Esquecemos muitas coisas, inclusive que já tivemos contato com aquelas idéias. Esta foi a motivação de Luhmann, escrever notas sobre o que aprendemos e nos forçar a revisar quase diariamente estas notas, nem que seja para “encaixar” as novas notas.

Já escrevi minhas primeiras fichas. Sobre o método, claro.

Quer saber mais? Indico este livro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *