Boa parte da disputa entre alguns cientistas e alguns religiosos sobre o texto da criação do mundo no livro de Gênesis é por absoluta incapacidade de alguns em entender simbolismo, em particular aos tempos simbólicos. Nem vou perder tempo com isso.
Só queria ressaltar que não há muita controvérsia sobre a ordem da criação. Dos seres inanimados ao homem, há uma marcha da racionalidade, desde a crosta terrestre, passando pelos animais até chegar na imagem de Deus, no homem.
Só queria chamar atenção para um detalhe: não é o homem o último ser criado de acordo com a narrativa bíblica. Deus reserva o ápice da racionalidade para a mulher, que é criada após o homem. O fato de muitos homens acharem que são mais racionais apenas confirma a tese, que deveria ser óbvia a todos, que é a mulher o ser mais racional da criação.
Por isso nunca entendi bem o desejo de muitas mulheres em se provar tão racionais como os homens. São melhores do que nós e é preciso que assim seja. Por isso que devem ser preservadas de certas barbáries que não deveriam sequer ser digno de sua atenção. Eu tenho convicção que Deus colocou a mulher no mundo para nos guiar e grande parte de nossa tragédia é a rebeldia dos homens com este verdadeiro presente que nos foi dado e que deveríamos ser profundamente gratos.
Todo resto é espuma.