Covid: a briga é por ter razão

O debate público sobre o covid é uma miséria só. Vejo muita pouca gente tentando entender o fenômeno e tirar conclusões razoáveis sobre ele. O que sobra, o tempo todo, é uma briga insana para mostrar que tem razão.

Em uma situação normal, diante de um fenômeno novo, a pessoa forma uma primeira opinião, geralmente falha em muitos aspectos pela falta de informações, preconceitos pessoais, idéias pré-concebidas. Como tempo, diante dos fatos, e das posições contrárias, esta opinião vai sendo reformulada e depurada dos erros. Pelo menos era esta a concepção de Sócrates sobre a filosofia.

Só que o inimigo aqui é o mesmo da antiga Grécia, os philodoxos, os amantes da opinião. Nesta deformação, tão comum dos dias de hoje, as pessoas se apaixonam pela própria opinião e passam a defendê-la, custe o que custar. Não querem saber a verdade, mas estarem certas, pois satisfazer o próprio ego é o que importa.

O resultado é este estado miserável de debate, especialmente na mídia. Todos querem dizer que sempre tiveram a razão e de nada adianta um debate nestas condições. Cada vez mais temos opiniões divergente, acusações de lado a lado, e uma insegurança na forma de tratar o covid que chega a ser criminoso. Quem perde são as pessoas comuns, que ficam reféns destes vaidosos. Isso sem contar os que estão ganhando bastante dinheiro com o pânico que se instalou.

Tudo isso me entristece bastante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *