Modernidade: o problema das distrações

Muita gente ficou empolgada com o documentário O Dilema das Redes, na netflix. O filme mostra o problema do vício que as plataformas online nos traz e suas possíveis consequências. Embora esteja certo em muita coisa, creio que faltou um pouco de censo comum e sobrou militância em alguns momentos. Escrevi um pouco sobre o documentário aqui.

Sobre tema parecido, vale muito mais o vídeo com o Bispo Barron. Para quem não conhece, o religiosos norte-americano é um dos expoentes do diálogo entre a Igreja e a cultura contemporânea. Ao invés de fazer a crítica pela crítica, ele vai fundo em tentar entender as raízes do pensamento moderno e analisar, com bom senso, suas possíveis consequências.

Neste vídeo, ele trata do tema das distrações deste mundo em que vivemos e aponta para o principal problema, o de nos afastar das coisas que realmente importam. O vídeo é um show e ao contrário do que muitos imaginam, não se trata de uma pregação religiosa, mas puro senso comum.

Um bônus é a pergunta feita no final, sobre a possibilidade de provar a existência da transcendência. Uma das melhores respostas que eu já vi do Bispo até hoje. Vale cada minuto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *