Para algumas pessoas, a aparência é muito mais importante que a essência. Por isso, costumam julgar a essência pela aparência ao invés de tentar entender a aparência pela essência.
Uma das grandes características de um ideólogo é que sua idéia é mais real do que a própria realidade. Tudo na realidade que não corresponde a ela, deve ser excluído do real.
Outra característica das ideologias é que não se pode questionar as premissas que ela se apóia. Ou você está dentro ou está alienado. Não tem meio termo.
Há um conjunto de proposições que formam a ideologia dominante nos círculos formados por jornalistas, professores, artistas e políticos. Os símbolos de teoria da conspiração, fake news, falta de indícios, anti-científico, estão sento utilizados para impedir que se manifeste qualquer opinião contrária.
Descobri muito recentemente que o espelho é o que mais transtorna um ideólogo.
A liberdade de expressão está sob ataque. No dia que for destruída por completo, ela se voltará para muitos dos mais fanáticos neste ataque. A revolução sempre devora os seus.
O mundo está enlouquecido, especialmente em suas classes mais intelectualizadas. Não vejo mais como restaurar o bom senso sem ser por uma intervenção divina. E, sim, acredito que ela ocorrerá.
Uma vitória construída sobre uma mentira termina por desmoronar de forma vergonhosa. Já aconteceu antes; vai acontecer novamente.
Não é falando de forma mansa que se constrói pontes verdadeiras e uma comunicação substancial. É falando a verdade.
A sociedade ocidental moderna possui contradições insuperáveis. O falso consenso, em algum momento, será imposto pela força bruta.