A Torre de Babel e a aliança com Noé

Com Noé, Javé fez uma aliança. Sua família geraria uma nova humanidade, que se dividiria em línguas, clãs e nações. Deus nos diz que é melhor para a humanidade viver em nações independentes do que se unir em uma única língua e nação, como cantou um dos mais ricos filósofos da modernidade, John Lennon.

Para não deixar dúvidas, Deus destrói uma tentativa de unificação dos povos, simbolizada pela Torre de Babel, que não escondia seu propósito, chegar ao céu, ou seja, tomar o poder de Deus. Era uma afronta explícita. Por que Deus se irou com a construção da Torre? (Imagine all the peooopleee…)

Especulo que o sonho de uma única nação seja um perigo para todos nós. O que acontecerá quando este poder for capturado por um tirano? Quem nos protegerá? A história tem vários exemplos de Impérios que se formaram sob o símbolo da justiça e degeneram em monstruosas tiranias. Outros implodiram antes disso, mas nenhum durou eternamente e, nem trouxe a paz que prometia.

Entretanto, o sonho de uma nova Torre de Babel continua a frequentar as mentes ambiciosas. Pior, conseguem, na modernidade, seduzir uma multidão de tolos, que vêem em sua construção a solução do problema do mundo, geralmente reduzido a uma fórmula simples.

Deus não permitiu esta torre na antiguidade, nem ao longo da história, e muito menos permitirá agora. Mas sempre haverá os que insistirão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *