O gosto do ano de 2020 está ficando cada vez mais amargo. Há uma sensação bastante difusa que vem algo muito ruim por aí. Haverá um alívio quando a pandemia terminar, mas todo arbítrio que aconteceu neste período deixará marcas na sociedade, um gosto totalitário na boca dos governantes.
Independente das intenções, o fato é que a sociedade ocidental, democrática, aceitou passivamente, com pouca reação, todas as medidas dos governos, em todos os níveis. Na hora do medo, nos refugiamos debaixo das saias do estado, como se ele fosse nosso pai.
Os políticos devem estar espantados com esta submissão. Uma população em pânico aceita tudo que lhe mandam fazer. O que acontecerá daqui para frente? Entenderemos o que aconteceu?
A pandemia fortaleceu o estado nacional e principalmente os políticos que o controlam. Não sei onde vamos parar, mas acho que haverá importantes rupturas no mundo todo. E a nossa liberdade de expressão será a primeira coisa que desejam tirar. Não pensem que é só no Brasil. Vejo sinais preocupantes no mundo inteiro.
A elite política que domina o mundo é egocêntrica, sensível a crítica e sem nenhum compromisso real com a democracia. Querem poder. E nós estamos mostrando que este poder está mais fácil que eles imaginavam.