Reflexões de uma Pandemia – 12

Nassim Taleb é um defensor do conceito de “skin on the game”. Quer dizer que devemos ter mais atenção para quem está com a pele em jogo, que vai sofrer as consequências do próprio erro nas previsões.

No caso do corona, tenho visto muitos servidores públicos, particularmente do judiciário, fazendo campanha histérica nas redes sociais pela paralisação completa do país. Observo que estes só tem a ganhar (diminuir drasticamente a possibilidade de contágio) e nada a perder (salários garantidos) com sua previsão apocalíptica.

De outro lado temos cada vez mais gente perdendo emprego e perdendo renda, além de empreendimentos construídos com muita dificuldade indo para o ralo. O que diz o histérico? Não importa, o que interessa é manter a vida.

A vida de quem? A sua? O Brasil é um país rico com uma população imensa pobre, que depende do funcionamento da economia para sobreviver. A solução dos histéricos é simplesmente distribuir dinheiro pelo governo. Que dinheiro? Não ocorre aos profetas do apocalipse que se tivesse dinheiro disponível já poderia ser distribuído sem uma epidemia? Engraçado que alguns destes eram os principais defensores da responsabilidade fiscal.

Ah, mas o Estado tem que intervir no momento de crise, para isso que ele recolhe impostos. Em que país eles acham que vivem? O Estado está há anos pagando dívidas de gestões anteriores. Não somos um país de primeiro mundo que acumulou reservas nos momentos de bonança (quando os políticos de esquerda permitem) para ter no momento da dificuldade. Somos um país que não tem reservas e está ferrando ainda mais nosso futuro, comprometendo as gerações futuras, para que possa ficar tranquilo em casa em seu teletrabalho e salários em dia.

Quero ver quando começar a reduzir salário de servidor público porque não tem arrecadação para pagar. Duvida que possa acontecer? Estão brincando com fogo, e com alcool gel nas mãos.

A ameaça é séria, exige mobilização da sociedade, mas não é com pânico e decisões ruins que se vai enfrentar esta pandemia. Os histéricos, e a mída (que está lucrando bem com o caos e com as pessoas em casa sem ter o que fazer), estão gerando as condições para uma crise humanitária. Parabéns. Um dia vocês serão cobrados.

Em tempo, não esto dizendo que devemos deixar pessoas morrerem, mas que toda crise tem uma escala de medidas que devem ser respeitadas. Você começar com um tiro de canhão para matar uma formiga é desproporcionalidade, que poderá custar caro. A indústria tem que estar a todo vapor produzindo como uma economia de guerra para os difíceis 2 meses que virão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *