Inteligência e seu maior inimigo, o ego

Uma das verdades fundamentais que Sócrates descobriu foi que o conhecimento verdadeiro exige uma profunda humildade. Está na Apologia, quando explica a filosofia. Não foi por acaso que retratou os falsos sábios como pessoas que julgavam saber o que não sabia e que ele, Sócrates, era superior justamente por saber que não sabia.

Em época de redes sociais, essa constatação é cada vez mais patente. O que mais se vê é gente arrotando conhecimento e julgando-se no direito de atropelar o outro. Esse mal assola principalmente os mais inteligentes, alguns com serviços relevantes para nossa cambaleante cultura. Pior ainda quando geram ¨filhos¨, versões pioradas de si mesmos.

Está sendo uma enorme decepção ver os ególatras se revelando a cada dia; e só piora. A cada dia estão mais cheios de razão e mais nocivos, juntando-se para praticar assassinatos de reputação indignos da inteligência que professam. As vítimas variam, mas o método é o mesmo. Crie uma teoria, associe a vítima a algum grupo que você despreza e peça sem parar a sua cabeça. Uma vergonha e uma lástima.

Estou bem decepcionado com tudo isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *