Aquecimento sim, mas global?

maneiras-de-combater-a-poluic3a7c3a3o

Eu não sei se há um aquecimento global como acredita a maioria das pessoas e, muito menos, se existir, que seja causado por nós humanos. Sócrates já advertia que a opinião da maioria não é critério seguro na busca da verdade. Acho a coisa muito fantasiosa e alarmista para realmente ser verdade, ainda mais quando vejo muitas pessoas que costumam estar erradas com quase tudo defenderem com afinco esta causa. Falta-me disposição para pesquisar a fundo a questão, mas não falta a quase todos que opinam com tanta segurança a respeito?

Independente da veracidade do aquecimento global, vejo um aspecto que nunca esteve em disputa, que é provado pela nossa experiência direta, o aquecimento local. Não sei se o pum das vacas ou o aerosol causam o aquecimento do planeta, mas tenho razoável certeza que a poluição das cidades fazem um mal danado para seus habitantes, inclusive tornando as cidades mais quentes.

Lembro que na minha juventude a preocupação com a poluição local era muito grande e as fábricas eram as grandes vilãs. É uma característica de nosso tempo que as causas globais mobilizem muito mais, especialmente financeiramente. Sem entrar no mérito do aquecimento global, creio que atacar localmente o problema da poluição não atrapalha e talvez até ajude. Mas quem se importa com o local em tempos de tanta importância?

O risco é, no afã de solucionar os grandes problemas, deixarmos de lado os que podemos realmente lidar de forma pragmática, os que estão realmente ao alcance de nossas mãos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *