O professor e crítico literário Rodrigo Gurgel recentemente gravou um vídeo com 12 dias para um escritor:
https://www.youtube.com/watch?v=MFYWwVO-d-k
Reproduzo abaixo a lista e meu entendimento sobre as principais idéias que ele apresentou no webinário:
1. Escreva para um determinado leitor
Não tenha pretenção de escrever para todos. Imagine o leitor que você quer atingir, nem que seja você mesmo. É para ele que você vai escrever.
2. Escreva sobre o que você conhece
Quanto mais você conhecer sobre um assunto, uma situação, um sentimento, mais segurança você terá para escrever.
3. Tenha um ritual de trabalho
Temos uma ilusão romântica de que o escritor é 100% inspiração, que escreve apenas quando tem idéias. Não é bem assim, há trabalho duro envolvido e uma rotina facilita as coisas. Separe um horário para escrever todos os dias.
4. Não estabeleça metas impossíveis
Associada a uma rotina, há metas. Não procure o impossível. Se for 30 minutos por dia, que seja. O importante é uma meta que consiga alcançar.
5. Não se preocupe com os grande escritores
Não se preocupe se está parecido com os escritores que admira, nem se não conseguir escrever como eles. Sua voz vai aparecer naturalmente, apenas persista.
6. Não fique pensando nos seus limites
É fácil desistir se pensar demais nos seus limites. Não pense tanto neles e prossiga com o foco em suas qualidades.
7. Treine seu poder de observação
Um escritor está sempre atento ao que está acontecendo a seu redor. Seja em casa, na rua, nos jornais. Você nunca sabe quando vai surgir uma idéia para aproveitar.
8. Anote tudo, não confie na memória
Um escritor tem sempre um caderninho, ou um celular, em condições de anotar idéias, que costumam surgir a qualquer momento. Não confie que vai lembrar depois.
9. É preciso planejar o que escrever
Novamente, rejeite a idéia que um escritor é 100% inspiração. Planeje o que vai esconder; faça esquemas, desenhe. O importante é saber onde se quer chegar.
10. Não procure ser um literato
Infelizmente a crítica literária foi tomada por uma ditadura da novidade e da complexidade. Escritores, especialmente no Brasil, só querem escrever para outros escritores, trocando elogios em um ritual de enganação. Procure escrever uma boa estória, é isso que o público quer.
11. Não se sinta sozinho
Procure alguém que leia seu trabalho, que possa dar conselhos ou mostrar pontos que não conseguiu compreender. Pode dar uma luz sobre pontos que não pensou a respeito.
12. Leia sempre
Não existe bom escritor que não tenha sido um bom leitor. Leia sempre, mas leia com qualidade. Anote as soluções que os grandes escritores usam, entendam como resolveram suas dificuldades.
Adorei! Pratiquei estas premissas por puro bom-senso em meu primeiro livro.
Se pudesse avaliá-lo para mim, seria uma honra!