O Brasil derrotado

010145702-ex00

Foto: g1.globo.com

Na minha humilde opinião, o principal problema do Brasil hoje é a violência. Não vejo como um país se desenvolver, se educar e, principalmente, criar valor sem resolver o problema mais básico do estado, dar segurança a seus cidadãos. Cada vez me convenço mais que é preciso resolver o problema da violência primeiro, antes de qualquer outra coisa. Sei que há os que pensam que a violência é produto dos problemas sociais, mas discordo cada vez mais dessa visão. Ela é confortadora, mas irreal. 
 
Acho que os problemas sociais são, em grande parte, derivados da insegurança que vivemos. Não acho normal, ou aceitável, que tenhamos que viver enjaulados com medo do que está acontecendo nas ruas. Que tenhamos que levar dinheiro ou celular velho para dar a bandidos caso sejamos assaltados. Que políticos e empresários andem com seguranças armados enquanto nós ficamos completamente a mercê de bandidos de todo tipo. Existe um alto custo associado à violência que ninguém fala. Pagamos direta ou indiretamente seguros altíssimos para proteger propriedades e cargas, assim como os custos de um judiciário ineficiente, das emergências médicas e, sobretudo, com vidas. 
 
Qual a solução? Não sei, mas seja o que for que esteja se fazendo, o resultado está sendo um retumbante fracasso. E quem acha que estou falando apenas do Rio de Janeiro, engana-se. O Rio é apenas a face mais visível do fracasso de décadas de políticas equivocadas que evitam enfrentar o problema de frente. Políticos não gostam de falar disso, porque é uma tarefa inglória, mas que tem que ser feita. A violência está matando o Brasil. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *