Começou a copa

Começou a Copa!

 

NewImage

Já que as bancadas esportivas, especialmente a gaiola das loucas de esquerda da ESPN, está muito ocupada em discutir sociologia e fazer pregação moral, vou tratar aqui um pouco de futebol. Som, a despeito de vaias para a Gilma, manifestações de idiotas pelas redes sociais, problemas de infra-estrutura, etc, rolou bola, já em 4 jogos.

Por enquanto confesso que me surpreendi. Os jogos foram muito bons, com os times jogando para frente e buscando o gol. Surpreendentemente, o jogo mais apertado, 1 x 0 do México sobre Camarões, foi enganoso. Poderia ter sido tranquilamente um 3 x 2 pois ambos os times, especialmente o mexicano, perderam gols que poderiam ter deixado o placar mais elástico. Já o 3 x 1 do Brasil também engana por sugerir uma superioridade que não houve e por ter sido um jogo marcado pela péssima arbitragem (sustento que além do penalti inventado, não foi falta em Júlio César e que no mínimo foi duvidosa a roubada de bola do Ramires no meio campo). O que não me leva a entrar no coro de que a Copa está comprada, apenas que o juiz foi muito ruim.

Agora show mesmo deu a Holanda. Alguns luminares na televisão, quando não estão ocupados puxando o saco do governo ou sendo supostamente corretos, lembraram que a Espanha teve a chance de fazer 2 x 0 e matar o jogo ainda no primeiro tempo, mas esqueceram que a Holanda teve uma chance ainda mais clara de ter feito 1 x 0 e começado a tratorar desde o início. Depois dessa sova, acho que caiu finalmente a ficha para o time espanhol e acredito que virão com outra postura para os próximos jogos. O tempo para recuperar é pouco e na terça devem enfrentar dois adversários, o Chile e a torcida brasileira no Maracanã. 

Além do chocolate holandês, chama atenção a beleza dos gols, especialmente o primeiro, uma pintura para entrar na história das copas, e o último, onde o Robben teve uma arrancada incrível, domínio e habilidade para enterrar o time espanhol. Impressionante.

De maneira geral achei os 4 jogos bem superiores ao que costumamos ver em Copa do Mundo, especialmente na primeira rodada. Pelo menos dentro de campo, excetuando a arbitragem, a coisa vai muito bem. Veremos o que o sábado nos reserva.