Mesmo sem postar por quase 5 anos o material desse blog é visitado por mais de 100 pessoas todos os dias, com muita gente ainda comentando.
Quando parei de escrever aqui foi porque não vi esperanças de mudanças para a situação brasileira, pelo menos no curto e mesmo médio prazo. Simplesmente cansei de tratar sempre das mesmas coisas, dos mesmos assuntos.
A situação não mudou muito mas começo a ver reações isoladas que mostram que uma nova intelectualidade pode estar surgindo, à margem da universidade, como só assim poderica acontecer. Esse para mim é um dos maiores acertos do Olavo de Carvalho; não há salvação para o Brasil antes de recuperar a alta cultura brasileira. É preciso primeiro que as idéias corretas comecem a circular para só então se formar homens práticos para colocá-as em execução. Todos os homens práticos da atualidade, os políticos, estão tomados pelas idéias revolucionárias e sua distinção se dá apenas nas práticas. Alguns se entregam completamente a qualquer meio para atingir seus fins; outros possuem limites morais e éticos. E essa é a maior distinção entre PSDB e PT, por exemplo. Por isso a prioridade de curto prazo deve ser retirar o PT do poder o mais rápido possível, mas não nos enganemos. Nada disso vai resolver os problemas brasileiros, apenas vai dar mais tempo para que se formem os políticos com as idéias corretas na cabeça, como abertura econômica, liberdade de consciência, dignidade da pessoa humana, fundamento moral transcendente, etc.
Essa etapa não pode ser pulada, é preciso que entendamos isso. O Brasil não tem como melhorar na atual geração, apenas pode evitar piorar. Sem alta cultura, sem travar a guerra das idéias, ficaremos alternando entre manter a situação ou piorar ainda mais. Não se formam homens de ação sem os pensadores que os precedem. Os comunistas sabem bem isso e por isso tomaram as universidades ainda na década de 70, debaixo das barbas dos militares. Por isso dominaram as redações dos jornais. Por isso tomaram as telenovelas. Vejam, eles começaram esse processo na década de 60 e só foram chegar ao poder de fato e de direito em 2002. Foram 40 anos de projeto até sua realização. E tudo começou com a ocupação dos espaços na cultura.
Felizmente a internet abre uma potencialidade incrível para que as idéias circulem. Hora de ocupar espaço. Justamente o que pretende esse blog.
Bom 2014 a todos e bom combate!