Mais uma estatal para tirar dinheiro do seu bolso

Folha:

O governo confirmou oficialmente que vai criar uma empresa estatal para cuidar exclusivamente das reservas de petróleo da camada do pré-sal, conforme a Folha antecipou em agosto de 2008. Os ministros Edson Lobão (Minas e Energia) e Dilma Rousseff (Casa Civil), que estudavam desde 18 de julho do ano passado como a União irá gerenciar o pré-sal, expuseram ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva suas principais conclusões.
Na proposta, há também a criação de um fundo social, sugestão de Lula, e a adoção de sistema de partilha de produção na exploração. Nesse sistema, o óleo extraído será dividido entra a futura estatal e as empresas que forem escolhidas, por meio de licitação, para desenvolver os campos.
No pré-sal, além disso, não será cobrada a participação especial (espécie de tributo) nem haverá divisão dos lucros com os Estados e os municípios -que só deverão ter acesso ao dinheiro do pré-sal por meio do fundo social a ser gerenciado pelo Ministério da Fazenda.

Comento:

Por enquanto o pré-sal não passa de um sonho dos políticos. Com a desvalorização do preço do petróleo fica ainda mais difícil acreditar que será viável tirar petróleo a um custo tão elevado. Independente disso, o governo tratou logo de anunciar a estatal. Não precisa ser adivinho para deduzir que mais um cabide de empregos será criado para contentar o partido e seus aliados, que longe de servir ao público estão interessados, como sempre, em se servir do público. E a PTbrás continuará a ser esta imensa teta para abastecer os aliados do poder.

Interessante também que o presidente, esperto como sempre, trata de colocar os estados e municípios na dependência do tal fundo social. Sempre que um governo cria algo com o nome de social pode preparar sua carteira, será tungado.

Se o pré-sal se tornou ainda mais incógnito por causa do preço baixo do petróleo, por que o anúncio?

Está sendo aberta uma CPI hoje, justamente para investigar uma série de irregularidades na PTBrás. O aviso foi dado. Comportem-se vocês, principalmente do PMDB, que uma nova boca já está sendo criada. Uma boca para alimentar a todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *